AVALIAÇÃO DE EMPRESAS E MARCAS

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Avaliação de Marcas e Acervos (Intangível Lei 11.638/2007)

Avaliação de Marcas tem como finalidade obter e fornecer parâmetros para efeitos diversos, como: Uma melhor visão do posicionamento de mercado, uma interatividade com os aspectos Organizacionais que colaboram para ampliar ou reduzir o VALOR INTANGÍVEL QUE A MARCA TEM INCORPORADA.

Marcas são eternas e criam laços de identidades, sejam elas de produtos, comercio ou serviços. Cada uma com as suas características, em qualquer amplitude de mercado, locais, regionais, nacionais ou internacionais.

Para obter o valor, procuramos relacionar os Recursos Intangíveis de uma empresa,  Capital  Intelectual Humano, Capital Estrutural e Relacional, que valorizam ou desvalorizam uma marca.

   etc..


Avaliação de Empresas  (FLUXO DE CAIXA DESCONTADO)

                 a)   Determinação do valor econômico de empresas, para dissolução, ampliação societária ou venda total

b)    Análise histórica de balanços, demonstrativos de resultados

c)    Analise de índices de rentabilidade, Margem de lucro

d)    Projeções anuais 

Ano

2014

2015

2016

Revenues - Receitas

42.312

45.743

47.756

 

 

 

 

Cost of Goods Sold

13.290

13.494

15.416

Selling, general and administrative expenses

19.042

19.942

20.878

Depreciation

769

719

1.118

Amortization

3.973

4.159

4.598

Interest expense, net

3.675

4.538

4.152

Total costs and expenses

40.749

42.852

46.162

 

 

 

 

Income before extraordinary items

1.563

2.891

1.594

Extraordinary items

0

0

0

Net income

1.563

2.891

1.594

 

 

 

 

 

 

Depreciation and amortization:

5.716

 

 

Tax provision:

0

 

 

Less new investment (all new investment assumes 100% cash transaction):

0

 

 

Cash flow:

7.310

 

 

Discounted cash flow (at WACC):

5.973

 

 

WACC:

22,39%

Perpetuidade do crescimento

 

Perpetual future growth rate:

4,00%

 

 

PV of terminal value:

5.273

Valor da Empresa

 

 

11.246


Considerações

VALORES INTANGÍVEIS ENCONTRADOS NAS EMPRESAS

Patentes, Direitos Autorais, Marcas, Acervos, Registradas no INPI,  Registro de Sites na FAPESP, Sistemas de Informações, Softwares, Licenças, Capacitação profissional, Registro de Franqueador, Quantidade de Franqueados, Concessões e outros inerentes a atividade da empresa.

Elaboramos laudos de avaliação com a observância dos postulados constantes dos Códigos de Ética Profissional do CFEP - Conselho Federal de Economia, Resolução No. 860 de 2/08/1974 Leis 1.411 de 13/01/1951e 6.021de 3/01/1974, no artigo 2º. Parágrafo III que conceitua, e regulamenta atribuições do Economista de PERICIAR, AVALIAR E ARBITRAR sobre valores de bens ou direitos que envolvam matérias de natureza econômicas financeira. 

A FÓRMULA DA RIQUEZA

Como é feito o cálculo das marcas mais valiosas do Brasil

Uma marca forte é conhecida, possui prestígio, possui vantagens competitivas percebidas pelos consumidores no momento de compra, além de públicos estratégicos leais e uma cultura organizacional bastante alinhada com a promessa e posicionamento da marca.

Uma marca valiosa é aquela que consegue capturar e utilizar bem estes atributos da marca como diferencial competitivo percebido, fazendo com que tenha vendas maiores, melhores preços e menores custos. Tudo isso se traduz na expectativa futura de lucros por parte de uma empresa detentora de marcas fortes, que possua um risco menor que outras empresas.

Etapas de Avaliação de Marca

1. Análise Financeira
A base inicial de informações é o Valor de Mercado da empresa e o valor dos seus Ativos Tangíveis. A diferença entre estes dois valores corresponde ao valor dos Ativos Intangíveis. Dentre os Ativos Intangíveis se destacam Marca, Acervo, relacionados ao Capital Humano, Tecnologia, Sistemas de Distribuição, Sistemas de Produção, Base de Clientes, Patentes e Fórmulas.

2. Análise de Demanda
Para separarmos a importância da marca em relação aos outros intangíveis utilizamos os dados de pesquisa de natureza quantitativa que busca compreender o relacionamento dos consumidores com as marcas (Volume de Vendas).

3. Análise de Força da Marca
São considerados no modelo de determinação da força da marca atributos como Presença, Participação de Market Share, Qualidade do Suporte de Comunicação e presença no marketing digital.

4. Avaliação da Marca
O valor da marca é o resultado da atualização de seus lucros futuros pela taxa de desconto em função do tempo de existência.